domingo, 4 de outubro de 2009

Sarau Bem Black: Já é!!

.
.
Sarau Bem Black segue de vento em popa!

.

Colocando poesia e ritmo nas quartas do Pelô

Depois da movimentação da estréia, o Sarau Bem Black segue com sua missão de se tornar o espaço da poesia divergente nas noites de quarta-feira do Pelourinho, no afrobaiano Sankofa African Bar. Semana passada, na segunda edição, alguns que estavam no primeiro dia se somaram a mais alguns que vieram conhecer a proposta de reunir quem gosta de ouvir e declamar poesia.

Os de casa fizeram o dever. Começando pelo DJ Joe, que ofereceu saborosas entradinhas de James Brown, deixando a galera com vontade de muito mais. Depois, Lázaro Erê e Dun Dun, que também ficaram só aperitivo musical do Opanijé, já que a estrela da noite é a poesia. E Nelson Maca, que conduziu os trabalhos com a parceira Negra Íris, abrindo espaço para as contribuições de Lucinha Black Power e Luiza Gata. O quarteto teve participação variada e ainda recebeu Robson Véio para a explosiva Calma, Rapaz, candidata a hit. O quinteto prometeu mais interação na próxima rodada.

Os convidados vieram do Bom Juá para mostrar o bonito trabalho de afirmação poética que fazem por lá: Iara Nascimento (que jurou que estava nervosa, mas não parecia) e o grupo Art’ Kizumba. Falaram de beleza, violência, negritude e mostraram um pouco da visão de quem vive numa outra Salvador.


No final, microfone aberto para os corajosos. Os rappers Dun Dun e Xarope que já pegaram gosto e estão fazendo escola; a jornalista Sueide (que atacou de Língua, de Caetano Veloso); Cleide, que sacou um poema esperto sobre cabelo e ainda inscreveu a mãe... Teve muita gente na platéia que garantiu que vai voltar com o verso na ponta da língua.

Quarta tem mais...

(Ana Cristina Pereira)

.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Sarau Bem - II Edição - 30.09.09

.
.

SBB: Estréia 1.000 Graus!

.


A cor local do Sarau Bem Black


Planejado com todo carinho e pouquíssima grana, o Sarau Bem Black chegou forte e viçoso, para alegria de quem curte poesia – ouvir e recitar. Quarta passada, o Sankofa African Bar, no Pelô, abriu suas portas e ficou cheio para o evento do Coletivo Blackitude, que nasceu inspirado nos encontros poéticos da Cooperifa (SP), mas, para usar um termo bem literário, ganhou forte cor local. Preta, claro.

Como manda a cartilha afro-baiana, a noitada começou com os, literalmente, manos Lázaro Erê e Rone Dum Dum do grupo Opanijé, fazendo uma saudação a Exu com o inspirador rap Encruzilhada. De Exu para erê, eles passaram a bola para as, também literalmente, manas Lucinha Black Power e Luiza Gata recitarem os primeiros versos da noite e mostrar que poesia não tem idade não. Daí em diante, muita emoção nas intervenções dos anfitriões Nelson Maca e Negra Íris, e na sequência de convidados mais que ilustres.

A primeira convidada foi Jocélia Fonseca, charmosa em poemas seus que defendem o direito feminino de ousar, e de confrades como Landê Onawale e José Carlos Limeira, ambos presentes. Depois dela, o próprio Limeira, com seus poemas clássicos sobre africanidade e baianidade, com aquele jeito de poeta-cronista de quem escreveu Ninguém merece e Leva o carro.

Por fim, o rapper brasiliense GOG, que em letras como Brasil com p reforçou a costura do sarau com as outras linguagens artísticas, que serão sempre bem-vindas no evento. Como a música, por exemplo, sempre a cargo do DJ Joe. Na primeira edição, ele nos embalou - na abertura e no encerramento – com muito Bob Marley.

Nos momentos finais do Sarau, foi a vez da platéia se manifestar. Representantes de escolas e estilos variados (acadêmicos ou não) aceitaram o desafio de encarar o microfone. Para quem quiser se arriscar na edição desta quarta, é bom saber que no Sarau Bem Black vale de tudo: poemas autoral, do poeta preferido, trecho de música, levar cola, pedir ajuda à platéia, repetir se errar...

Então não vá se esquecer, hein: quarta-feira, dia 30.09. tem mais...


.
Sarau Bem Black - II Edição - 30.09


Programa


18:00: Filme: SLAM: All in Line for a Slice of Devil Pie
- Filme com legenda em espanhol, é inspirado nas poesias de ruas e bares, poesia do SLAM, trazendo como protagonista um dos maiores poetas do gênero nos EUA: Saul Willians.

20:00: Poesia: Nelson Maca e Negra Íris
Participação: Luiza Gata, Lucinha Black Power, Lázaro Erê e Robson Véio
Convidados: Giovane Sobrevivente e Grupo Choque Cultural

21:00: Open Mic: Microfones abertos aos poetas da platéia

22:00: Discotecagem: Dj Joe toca James Brown


Ficha

Data: quarta-feira, 30.09.09
Local: Sankofa African Bar - Pelourinho
(Ao lado do Tempero da Dadá e da Casa do Olodum)
Entrada franca – colocar nome na lista (
blackitude@gmail.com)
Realização: Blac
Kitude + Sankofa


.

domingo, 20 de setembro de 2009

SARAU BEM BLACK - CHEGOU A HORA!!

.
.

SARAU BEM BLACK - I EDIÇÃO
.


Espaço para a poesia divergente
!


Sarau Bem Black começa quarta (dia 23)
com participação do rapper brasiliense GOG



O coletivo Blackitude – Vozes Negras da Bahia lança na próxima semana, dia 23/09, o Sarau Bem Black – Palavras Faladas da Blackitude, espaço para valorização da poética divergente. Nesta primeira etapa, serão quatro rodadas, sempre às quartas, a partir das 20h, no Sankofa African Bar, Pelourinho. E para começar em grande estilo, o Sarau contará com a presença do rapper brasilense GOG, que se junta aos anfitriões Nelson Maca e Negra Íris e aos poetas convidados da estréia: os baianos José Carlos Limeira e Jocélia Fonseca.

Inspirado do Sarau da Cooperifa – que há sete anos reúne centenas de pessoas, todas as quartas, na periferia paulista – o Sarau Bem Black adapta a idéia das tradicionais rodas poéticas ao estilo Blackitude, que trabalha com várias vertentes da arte negra, em especial do hip hop. Por isso, a noite também contará com um DJ residente, Joe, que a cada semana tocará um estilo musical. No primeiro dia, o escolhido foi o reggae, através das canções de Bob Marley. Ainda na programação, as participações dos cantores Lázaro Erê (Opanijé) e Robson Véio (Lumpen) e projeção de vídeos.

“Nossa idéia é que o Sarau Bem Black sirva como um espaço aglutinador para quem gosta de ouvir e recitar poesia e também para aqueles que desejam conhecer outras vozes da poética baiana”, afirma Nelson Maca, idealizador do projeto. Ele chama atenção para o caráter democrático do sarau, que reservará um espaço de “microfone aberto” para quem quiser mostrar seus versos.

A cada edição, o Sarau receberá dois convidados. Os próximos encontros serão nos dias 30 de setembro e 07 e 14 de outubro. Para particpar "gratuitamente" os interessados deveminserir seus nomes em lista prévia às 12h do dia de cada sarau, aqui mesmo, no espaço dos comentários, ou no
blackitude@gmail.com / Na hora do evento, para não inscritos, o custo é 10,00. Motivo: espantar problemas (você me entende?).
.......................................



SERVIÇO

Evento: Sarau Bem Black – Palavras Faladas da Blackitude
Quando: quartas-feiras (23/09, 30/09, 07/10 e 14/10), 20h30
Onde: Sankofa African Bar (Rua Frei Vicente, 7, Pelourinho)
Ingressos: R$10. Grátis para quem fizer reserva antecipada aqui no saraubemblack.blogspot.com e no
blackitude@gmail.com
........................................


PROGRAMAÇÂO

.

18:00: DVD Cartão Postal Bomba – GOG
Com a presença do Rapper
20:30: Poesia: Nelson Maca e Negra Íris, José Carlos Limeira e Jocélia Fonseca
Participação: Lázaro Erê e Robson Véio
21:30: Microfones abertos aos poetas da platéia
22:30: DJ Joe toca Bob Marley

Informações:
blackitude@gmail.com
Para inserie o nome na lista:
blackitude@gmail.com ou no espaço de comentáris abaixo.
......................................



OS ANFITRIÕES


NELSON MACA

.

Articulador do Coletivo Blackitude: Vozes Negras da Bahia, é poeta e professor de Literatura Brasileira da UCSal. Tem previsto, para novembro de 2009, o lançamento de seu primeiro livro de poemas: Gramática da Ira. Está em processo de gravação de um cd de poesia com lançamento previsto para 2010, e que contará com diversas participações, dentre outras, do rapper GOG de Brasília, do poeta Sergio Vaz de São Paulo, da atriz Vera Lopes de Porto Alegre e do percussionista Jorjão Bafafé do Bloco Afro Okanbi, que assina as percussões do disco.


NEGRA ÍRIS

.

Componente do coletivo Blackitude, é cantora do grupo de rap RBF – Rapaziada da Baixa Fria do bairro do Cabula. Vencedor de edital de cultura digital da SECULT-BA-2008, o grupo lança em novembro próximo “Reação Sankofa” - um conjunto de faixas disponibilizadas gratuitamente na internet. Negra Íris é estudante do Curso de Artes Plásticas da UFBA e atua com arte-educadora. Como cantora e declamadora, forma parceria com Nelson Maca em recitais e também no cd a ser lançado em 2010.


DJ JOE


.

Morador do Cabula, DJ Joe é um dos principais articuladores do coletivo Blackitude. Ex-integrante do grupo RBF – Rapaziada da Baixa Fria, tem desenvolvido projetos em sua comunidade, envolvendo os quarto elementos da cultura hip hop, assumindo pessoalmente o comando dos pick ups. Atua como dj residente dos eventos e parcerias da Blackitude, com o qual desenvolveu, em parceria com o Instituto Cultural Steve Biko duas Oficinas de Formação de Jovens DJs, monitorando o DJ Edílson. No Sarau Bem Black, tem a tarefa de, a cada uma das 4 edições inaugurais, homenagear um ícone na música negra mundial na seguinte ordem: Bob Marley (Jamaica), James Brown (EUA), Fela Kuti (Nigéria) e Tim Maia (Brasil). Transversalmente, estará, também, prestando a homenagem do Sarau Bem Black ao astro pop Michael Jackson.
............................................



OS CONVIDADOS


GOG

.

Considerado um dos principais nomes do rap nacional, é conhecido nacionalmente como o “poeta do rap”. Realizando o rap consciente, Genival Oliveira Gonçalves, o GOG, tem 25 anos de carreia no hip hop, tendo iniciado com b.boy (break) e se estabilizado como MC no Distrito Federal. Ele tem 9 CDs autorais originais lançados, além de um cd ao vivo, e diversas participação em CDs de grupos e coletâneas nacionais. Produzir duas coletâneas com diversos grupos emergentes (GOG Convida). GOG lançou, e 2009, seu primeiro DVD, Cartão Postal Bomba. Este é considerado a produção mais profissional e bem elaborada esteticamente que se tem notícia no rap nacional. Além a formação original com DJ e MCs de apoio, em seus dois trabalhos atuais, lançados simultaneamente, ambos com o título Cartão Postal Bomba, conta com o acompanhamento da banda brasiliense MPB Black além das as participações ilustres de Gerson King Combo, Lenine, Maria Rita, Paulo Diniz e do poeta Sergio Vaz da Cooperifa. (http://www.gograpnacional.com.br/)


JOSÉ CARLOS LIMEIRA

.

José Carlos Limeira é, seguramente, um dos poetas mais consagrados da chamada literatura negra brasileira atual. Publica desde a década de 70 quando se consagra com seus dois primeiros livros, , Arco-Íris Negro e Atabaques, escritos a quatro mãos com o também consagrado poeta negro carioca, Èle Semog. Participa dos cadernos Negros desde sua primeira edição - há 30 anos atrás. Em 2008, teve alguns de seus poemas gravados no cd Noite da Liberdade, com produção do DJ Edilson (Blackitude), pela coleção Voz & Poesia da Fundação Gregório de Mattos.


JOCÉLIA FONSECA

.

Pertence ao coletivo Importuno Poético, com o qual realiza recitais performáticos de poesia e publicou de um libreto de poesia com o mesmo título. Promove diversos eventos de poesia na cidade. Estudante de Letras, Jocélia Fonseca é uma poeta com presença marcante na cena cultural de Salvador na última década. Aproximando-se mais da poesia negra em seus últimos recitais, principalmente na interpretação de poemas de José Carlos Limeira, ela é, seguramente, uma das grandes vozes da poesia declamada da Bahia.
..............................................



O LOCAL


SANKOFA AFRICAN BAR

.

Bebidas e comidas africanas; música de qualidade com programação diversificada, filmes, clipes e documentários que resgatam a cultura Africana. Tudo isso acontece no Sankofa African Bar e Restaurante. A África é um continente de grande diversidade cultural que é fortemente ligada à cultura brasileira. Por isso o Sankofa quer partilhar com o povo brasileiro e o mundo um pouco dessa cultura rica. Tudo isso lá na Rua Frei Vicente, nº7, Pelourinho.

Sankofa é um símbolo gráfico de origem Akan, tribo da África ocidental, sobretudo Gana e Costa do Marfim. A palavra tem uma conotação simbólica no sentido da recuperação e valorização das referências culturais africanas. Sankofa significa “nunca é tarde para voltar e apanhar aquilo que ficou atrás”, ou seja, voltar às suas raízes e construir sobre elas, o progresso e a prosperidade.


.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Sarau Bem Black - Casa Poética da Blackitude

.
.

Sarau Bem Black . BlacKitude

.


Este será o meio de comunicação primeiro de nosso projeto. Aqui estaremos dando notícias, divulgando a programação e publicando a cobertura de cada etapa do Sarau Bem Black, mais uma iniciativa do coletivo BlacKitude: Vozes Negras da Bahia.

Nelson Maca - Exu Poético

.
Sarau Bem Black . Palavras Faladas

Com: Nelson Maca, Negra Íris
Participação: Lázaro Erê e Robson Véio
DJ Residente: DJ Joe
+ Poetas Convidados

Realização: BlacKitude: Vozes Negras da Bahia
Parceria: Sankofa African Bar


Programação Geral

Data: Setembro-Outubro de 2009
Quartas-feiras (23-30-07- 14)
Horário: a partir das 18h
Local: Sankofa African Bar
Pelourinho: Ladeira de São Miguel
Rua Frei Vicente, n.7

Convites Antecipados e Lista: Free
Na portaria: R$ 10,00


I Edição: quarta-feira, 23/09/09

18:00: DVD
Cartão Postal Bomba – GOG
* Com a presença do Rapper GOG (Brasília)

20:30: Poesia: Nelson Maca e Negra Íris
Participação: Lázaro Erê e Robson Véio

Poetas Convidados:
José Carlos Limeira e Jocélia Fonseca

21:30: Microfones abertos aos poetas da platéia

22:30: DJ Joe toca Bob Marley


II Edição: quarta-feira, 30/09/09

18:00: Filme:
SLAM: All In Line For A Slice Of Devil Pie
Com Saul Willians

20:00: Poesia: Nelson Maca e Negra Íris
Participação: Lázaro Erê e Robson Véio

Poetas Convidados:
Iara Nascimento e Grupo Art’Kizumba

21:00: Microfones abertos aos poetas da platéia

22:00: DJ Joe toca James Brown



III Edição: quarta-feira, 07/10/09

18h: Filmes:
-Vaguei nos livros… e me afundei na m. toda - Edições Toró
Sarau da Cooperifa 1

20:00: Poesia: Nelson Maca e Negra Íris
Participação: Lázaro Erê e Robson Véio

Poetas Convidados:
Giovane Sobrevivente e Grupo Choque Cultural

21:00: Microfones abertos aos poetas da platéia

22:00: DJ Joe toca Fela Kuti



IV Edição: quarta-feira, 14/10/09

18:00: Filme:
- The MC: Why they do it (legendado)
- Sarau da Cooperifa

20:00: Poesia: Nelson Maca e Negra Íris
Participação: Lázaro Erê e Robson Véio

Poetas Convidados:
Hamilton Borges Walê e Landê Onawale

21:00: Microfones abertos aos poetas da platéia

22:00: DJ Joe toca Tim Maia


.