terça-feira, 29 de setembro de 2009

Sarau Bem - II Edição - 30.09.09

.
.

SBB: Estréia 1.000 Graus!

.


A cor local do Sarau Bem Black


Planejado com todo carinho e pouquíssima grana, o Sarau Bem Black chegou forte e viçoso, para alegria de quem curte poesia – ouvir e recitar. Quarta passada, o Sankofa African Bar, no Pelô, abriu suas portas e ficou cheio para o evento do Coletivo Blackitude, que nasceu inspirado nos encontros poéticos da Cooperifa (SP), mas, para usar um termo bem literário, ganhou forte cor local. Preta, claro.

Como manda a cartilha afro-baiana, a noitada começou com os, literalmente, manos Lázaro Erê e Rone Dum Dum do grupo Opanijé, fazendo uma saudação a Exu com o inspirador rap Encruzilhada. De Exu para erê, eles passaram a bola para as, também literalmente, manas Lucinha Black Power e Luiza Gata recitarem os primeiros versos da noite e mostrar que poesia não tem idade não. Daí em diante, muita emoção nas intervenções dos anfitriões Nelson Maca e Negra Íris, e na sequência de convidados mais que ilustres.

A primeira convidada foi Jocélia Fonseca, charmosa em poemas seus que defendem o direito feminino de ousar, e de confrades como Landê Onawale e José Carlos Limeira, ambos presentes. Depois dela, o próprio Limeira, com seus poemas clássicos sobre africanidade e baianidade, com aquele jeito de poeta-cronista de quem escreveu Ninguém merece e Leva o carro.

Por fim, o rapper brasiliense GOG, que em letras como Brasil com p reforçou a costura do sarau com as outras linguagens artísticas, que serão sempre bem-vindas no evento. Como a música, por exemplo, sempre a cargo do DJ Joe. Na primeira edição, ele nos embalou - na abertura e no encerramento – com muito Bob Marley.

Nos momentos finais do Sarau, foi a vez da platéia se manifestar. Representantes de escolas e estilos variados (acadêmicos ou não) aceitaram o desafio de encarar o microfone. Para quem quiser se arriscar na edição desta quarta, é bom saber que no Sarau Bem Black vale de tudo: poemas autoral, do poeta preferido, trecho de música, levar cola, pedir ajuda à platéia, repetir se errar...

Então não vá se esquecer, hein: quarta-feira, dia 30.09. tem mais...


.
Sarau Bem Black - II Edição - 30.09


Programa


18:00: Filme: SLAM: All in Line for a Slice of Devil Pie
- Filme com legenda em espanhol, é inspirado nas poesias de ruas e bares, poesia do SLAM, trazendo como protagonista um dos maiores poetas do gênero nos EUA: Saul Willians.

20:00: Poesia: Nelson Maca e Negra Íris
Participação: Luiza Gata, Lucinha Black Power, Lázaro Erê e Robson Véio
Convidados: Giovane Sobrevivente e Grupo Choque Cultural

21:00: Open Mic: Microfones abertos aos poetas da platéia

22:00: Discotecagem: Dj Joe toca James Brown


Ficha

Data: quarta-feira, 30.09.09
Local: Sankofa African Bar - Pelourinho
(Ao lado do Tempero da Dadá e da Casa do Olodum)
Entrada franca – colocar nome na lista (
blackitude@gmail.com)
Realização: Blac
Kitude + Sankofa


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário